A Indústria 4.0 está cada vez mais em destaque na indústria do vinho. E está ganhando espaço para avanços na produção e melhorias na qualidade da uva e oferecendo rapidez na logística para toda cadeia do vinho.
Não são importantes só para o aumento da produção no campo e nas vinícolas, mas também como importantes ferramentas para o controle do processo, segurança dos colaboradores e consumidores, assim como fundamental para o desenvolvimento sustentável do planeta.
Essa tecnologia vem sendo uma grande aliada na ascensão da popularidade do vinho para trazer novos entusiastas, que passaram a utilizar aplicativos como o Vivino para auxílio na compra do vinho ideal ou começaram a desfrutar da facilidade dos clubes de assinatura para receber uma curadoria de vinhos em casa. Independente do fator, a verdade é: a indústria vitivinícola passa por uma reinvenção pautada na tecnologia.
Para a redução de defensivos químicos, com a utilização do TPC - Thermal Pest Control, as vinícolas utilizam um fluxo de ar quente para proteção das videiras, diminuindo a utilização de até 75% dos agrotóxicos da flor à fruta, ou seja, mais tecnologia e menos venenos em nossos vinhos.
Muito dos problemas existentes na cadeia do vinho estão sendo resolvidos com o uso da tecnologia, como os casos de falsificação ocorridos com os grandes vinhos franceses. Agora, o consumidor pode verificar se a garrafa e o lote são de fato verdadeiros para ter segurança de que não levará gato por lebre.
Outra questão que chama a atenção é a popularidade dos pagamentos digitais, uma forma de facilitar o processo de compra para aproximação entre consumidores e vinícolas.
Hoje o grande desafio é popularizar o consumo do vinho para conseguir aumentar a média de litros anual dos brasileiros, sendo de aproximadamente duas garrafas por pessoa, ainda muito longe do campeão de consumo, Portugal, com suas 58 garrafas anuais.